Posse, prender, esconder.
Por que pensar ser dono do que não se pode possuir?
Pra que se apossar? A vida é uma dupla troca. Não conseguirei algo sem me libertar dele. É necessário deixar livre, desapegar, desobrigar, para receber.
Não gosto que se apossem de mim. Não me entendo como uma propriedade, não enxergo etiqueta, preço, manual, como me dar a alguém? As pessoas não são objetos que se podem comprar, registrar posse, e manter consigo. Por isso deixo as pessoas livres, para que saiba destinguir quando fazem algo por opção.
Não gosto de obrigatoriedade. Se alguém foi embora, foi porque foi livre.
Em momento algum eu tentarei prender alguém a mim, entretanto entenderei que, se foi, não era agradável que ficasse. Não vem ao caso o que sentirei, se ficarei triste com a partida caso goste da pessoa, ou não me importe se não tinha vínculos com ela. Mas ela era livre, e fez o que preferiu.
É muito fácil controlar marionetes, mantê-las ao seu lado dançando e abraçando; é muito fácil manipular ideias e manter preso um passarinho na gaiola.
Será que é fácil ter amigos, e tê-los ao seu lado, dançando ou abraçando, livremente? Será que é fácil lidar com as ideias, ainda que opostas? Será que é fácil cativar um passarinho e tê-lo voltando todo dia à sua janela?
E o que digo é que é muito fácil prender as pessoas e alimentar o corrosivo sentimento de posse, até que não se saiba nem mais distinguir o que é ou não seu. Não se saiba pôr fim ao egoísmo, não se saiba dizer ao certo o que é liberdade. É fácil, então, roubar algo que não possui. Concordar com suas próprias palavras.
Difícil é ter liberdade. Difícil é conquistá-la.
Difícil é ter amigos de verdade, que estão ao seu lado por opção.
Difícil é entender que às vezes as pessoas vão embora, e mais ainda deixá-las ir.
Difícil é conceder a liberdade a algo que se ama, sabendo que, quando livre, poderá perdê-la.
Mas é muito bom ver que o que mais se queria consigo, por tantas vezes que tenha ido, volte sempre.
Se você ama alguma coisa, deixe-a livre. Se for amado, ela voltará.
God gave you wings, bird, learn how to fly .
Nenhum comentário:
Postar um comentário